QUINTAS GRAMATICAIS: assistir vs assistir a

Você sabia que o par " assistir" e "assistir" seguido da preposição "a" forma o que chamamos de homônimos? Esses dois verbos cuja grafia...

Você sabia que o par ” assistir” e “assistir” seguido da preposição “a” forma o que chamamos de homônimos? Esses dois verbos cuja grafia é exatamente igual possuem significados bem distintos, e isso pode causar uma grande confusão no seu texto! É por isso que a Quinta Gramatical dessa semana vai se dedicar a explicar direitinho o funcionamento desses dois verbos. Duvido você ficar com dúvida depois dessa explicação:

” Assistir” sem preposição

Neste caso, o verbo “assistir” caracteriza-se como um verbo transitivo direto, ou seja, necessita de um objeto, porém não há necessidade de uma preposição para fazer a ligação entre esses dois termos da oração.

O sentido que este verbo assume é de “prestar assistência”; “ajudar”.

Veja os exemplos a seguir:

(1) A equipe assistiu os feridos do conflito;

(2) Agradecemos a todos que nos assistiram quando precisamos;

(3) Naquela comunidade há muitas crianças carentes. As assisti por anos.

Repare que em (3) utilizou-se o pronome átono “as” para substituir “muitas crianças carentes”, já presente na oração anterior. Esse pronome, assim como “o”, “os” e “a”, é empregado somente para substituir objetos diretos.

“Assistir” + preposição “a”

Ao requisitar um objeto introduzido pela preposição “a”, o verbo “assistir” se caracteriza como um verbo transitivo indireto, cujo sentido é de “observar” ou “estar presente em determinado evento” (Michaelis).

Veja os exemplos a seguir:

(1) Assisti à palestra da professora;

(2) Todos que assistiram ao documentário o elogiaram;

(3) Minhas filhas se apresentaram ontem na escola. Lhes assisti com muito orgulho.

Novamente utilizou-se em (3) um pronome oblíquo para substituir um termo que já havia aparecido anteriormente. Repare que dessa vez utilizou-se “lhes”, pois substitui um objeto indireto.

Agora ficou fácil, né?

Para não perder nenhuma novidade, não esqueça de seguir nossa página lá no facebook 😉

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *