Poemas de Paulo Leminski

"Um homem com uma dor/ É muito mais elegante/ Caminha assim de lado/ Como se chegando atrasado/ Chegasse mais adiante"

O curitibano Paulo Leminski (1944 – 1989) foi uma das grandes figuras da poesia nacional. Pop e erudito, o autor redigiu desde poemas com imensa profundidade a “poemas-piada”, na tradição do modernista Oswald de Andrade. Além disso, o autor também possuía conhecimentos da vanguarda poética da época, utilizando em língua portuguesa o formato de poema japonês “haicai”, além de compor poemas concretos, sob influência dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos.

A Revista Bula publicou uma matéria em que estabelece os quinze melhores poemas do autor, com base na seleção do público leitor. Poemas famosos, como “Dor Elegante”(“Um homem com uma dor/ É muito mais elegante/ Caminha assim de lado/ Como se chegando atrasado/ Chegasse mais adiante”), estão presentes na seleção da revista. A matéria, ótima introdução à poesia do autor, pode ser lida aqui.

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *