Mario Benedetti (1920 – 2009) foi um reconhecido escritor uruguaio. Durante sua vida, o autor publicou obras em vários gêneros, dentre as quais boa parte são voltadas aos poemas.
Alguns de seus últimos livros de poesia foram:
El olvido está lleno de memoria, 1995;
El mundo que respiro, 2001;
Adioses y bienvenidas, 2005;
Canciones del que no canta, 2006;
Testigo de uno mismo , 2008.
Além dos pontos já expostos, é interessante notar que Benedetti conquistou alguns prêmios ao longo de sua extensa carreira, como, por exemplo, o Prêmio Ibero-americano José Martí em 2001.
Parte de sua trajetória poética foi traduzida para outras línguas (incluindo o português), tornando o autor conhecido além das fronteiras.
Para ler alguns poemas do autor clique ,aqui.
Os poemas foram disponibilizados pelo site Escritas.org. Essa plataforma é um Projeto sem fins lucrativos nem publicidade, com o objetivo de divulgação da literatura em língua portuguesa.
Para saber mais do site clique aqui.
…
,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!