A ascensão da tecnologia mudou como nos comunicamos, quão rápido temos acesso a informações e quem pode fornecer tais informações. Mas além de ter feito alterações na nossa realidade — muitas alterações, quase impossíveis de serem todas citadas — a tecnologia também permitiu que a literatura ocupasse diferentes espaços.
A ocupação desses espaços não só amplia o acesso aos textos, mas também altera a nossa maneira de ler, interpretar e internalizar obras. As palavras, graças à tecnologia, podem ser acompanhadas não somente de imagens estáticas, mas de vídeos, sons, música, e cada detalhe pode mudar nosso contato com a literatura.
Marília Garcia é escritora, tradutora e editora brasileira e graças a seu canal no youtube, seus poemas ganham diferentes dimensões ao serem recitados em vídeo, acompanhados de fotos, vídeos e até mesmo legendas. Não apenas podemos ler seus poemas, como podemos ouvi-los na voz da própria autora, fator que se alinha com o interesse da autora pela vocalização dos poemas e seus aspectos sonoros, recitados, falados em voz alta.
Escute e veja o poema “A poesia é uma forma de resistores?”, de Marília Garcia, neste vídeo.
Marília Garcia tem vários livros publicados, como 20 poemas para seu walkman (2007), uma coletânea solo, a antologia A poesia andando: treze poetas no Brasil (2008), que reúne poemas de Garcia e Valeska de Aguirre, Engano geográfico (2012), um livro de poema longo e narrativo, Um teste de resistores (2014), uma coletânea solo de três poemas longos, Error geográfico: entre resistores (2015), uma antologia que reúne Garcia e Victor Henringer, Paris não tem centro (2016), um poema longo, e seu mais recente livro, Câmera lenta: poemas (2017), uma coletânea solo que recebeu o Prêmio Oceanos em 2018.
Você pode acessar o canal do youtube de Marília Garcia por aqui.
. . .
Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.
Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!