A obra não acaba após o autor encerrar a narrativa, muita coisa ainda acontece depois do momento em que o autor finaliza a escrita. Se houver intenção de publicação, o escritor ainda deve procurar resolver algumas coisinhas essenciais até que o texto esteja realmente pronto para ser lançado.
É nesse ponto da produção do livro que entra a preparação e a revisão textual. Para quem ainda não passou por nenhum dos processos, é normal que haja uma certa confusão ao decidir qual é o serviço certo para você.
Aproveite o post de hoje para tirar todas as suas dúvidas!
PREPARAÇÃO
É recomendado que a preparação seja feita em obras ficcionais já finalizadas, por profissionais que tenham alguma experiência com o trabalho. Tal serviço consiste em uma leitura crítica/analítica dos detalhes da obra.
O objetivo da preparação é deixar o texto pronto para ser publicado, ou seja, sem incoerências internas, verificar se a obra é atrativa e original. O serviço pode ser trabalhado em duas partes:
1) Elementos a serem observados e criticados
O preparador do texto irá analisar construções e desenvolvimentos do enredo, tais como:
- Personagens
- Cenário
- Estilo de escrita
2) Adequação
Aqui serão avaliados os elementos que estruturam a obra e se eles adequam bem ao texto e ao público alvo. Na adequação se observa:
- Do título ao conteúdo do texto: o título realmente combina com o livro em si ou é algo chamativo, porém que não se relaciona bem com o texto? O texto apresenta incoerências? É verossímil? Irá entreter?
- A linguagem ao público leitor está adequada? O leitor alvo entenderá tudo?
- O tipo de narrador ao conteúdo do texto. Por exemplo, o narrador entrega a trama e revela algo cedo demais? É um narrador sem autocontradições?
É bom se manter atento e não confundir Preparação do Texto com Leitura Crítica, outro tipo de serviço. Um dos principais objetivos da leitura crítica é analisar o texto quanto ao seu apelo mercadológico e toda a análise é feita respeitando o estilo e a originalidade do autor/da autora, apontando pontos fortes ou fracos do texto, auxiliando na determinação da natureza da publicação, de acordo com o que foi escrito, o texto fará sucesso? Haverá editoras inclinadas a publicar tal obra? Etc.
No geral, a preparação se atenta aos pequenos detalhes que fazem a diferença na produção de uma obra literária. Datas, locais, fatos históricos, linguagem, entre outras coisas que tornam uma obra verossimilhante, acreditável, capaz de imergir o leitor completamente.
Depois das análises serem feitas, é dever dos preparadores enviar sugestões de alterações ou ainda ajudar o direcionamento da obra para um aperfeiçoamento da escrita.
REVISÃO
A revisão por sua vez é um trabalho realizado (geralmente) após uma preparação.
Não é dever do revisor criticar o texto. Mesmo que o profissional se depare com algo que não concorda ou não gosta, seu trabalho se situa apenas na área de adequação da concordância do texto e correções gramaticais e ortográficas.
Todo o trabalho de crítica deve ser deixado para o momento da preparação, da mesma forma que a correção gramatical do texto deve ser feita apenas pelo revisor.
A revisão pode procurar por vícios de linguagem, repetições de palavras muito próximas e estruturação e legibilidade do texto, tornando-o mais agradável para o leitor.
A Odisseia Consultoria disponibiliza ambos os serviços! Após esse post, esperamos que tenha ficado mais fácil descobrir qual é o serviço mais adequado para você.