Poemas, contos e ausências

E se a realidade nos distraísse da literatura? Leia o conto da escritora brasileira Ticiana Werneck.

E se a realidade nos afastasse da literatura?

A última publicação de Literatura Acessível recomendou um conto que colocava em perspectiva a realidade em relação aos textos. O texto Por que você lê? da categoria fala sobre a capacidade da literatura de nos aproximar ou distanciar da realidade, nos fazendo refletir sobre ela ou nos afastando de seus problemas. Mas e se a realidade nos distraísse dos nossos livros?

A realidade tanto pode ser o que nos aproxima dos textos quanto o que nos afasta e isso não é difícil de perceber, especialmente conversando com pessoas pouco interessadas em livros e literatura no geral, que dizem não enxergar utilidade nas obras escritas e não ter tempo para elas.

O conto de Ticiana Werneck publicado na revista literária Literatura e fechadura é exatamente sobre isso: o poder da realidade em nos tirar da literatura. Podemos imergir tão facilmente na vida real quanto na vida literária.

Leia “Neruda”, de Ticiana Werneck, e permita a literatura te tirar da realidade enquanto absolutamente se perde nela.

Ticiana Werneck é jornalista, escreve para revistas e portais de negócios e tem seus textos literários circulando por algumas plataformas, como Literatura e Fechadura, um site de publicações autorais em prosa e poesia, resenhas, ensaios e entrevistas, entre outros gêneros, administrado por Jean Narciso Bispo Moura.

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.
Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *