Feijão por cima ou por baixo do arroz?

Ou ao lado do arroz? O que feijão tem a ver com literatura?

Essa pergunta é tão polêmica quanto a famosa “biscoito ou bolacha?”.

A verdade é que os hábitos dos brasileiros são tão variáveis quanto a língua que usamos para nos expressar. E isso é ótimo! A variação linguística é uma forma de enxergarmos a riqueza cultural de nosso país e as diversidades que o compõe. Assim como há diferentes maneiras de chamar mandioca/aipim/macaxeira/etc, ou seja, várias palavras para designar a mesma coisa, há diferentes pessoas para usá-las, ou seja, vários grupos que reconhecem uma ou outra nomenclatura de acordo com seus hábitos e diversos outros fatores.

Polêmicas na área da linguagem são muito divertidas, pois todos os usuários da linguagem, profissionais, estudiosos ou leigos, se manifestam sobre o assunto e as conclusões são várias. Como você come seu arroz com feijão? Arroz por cima do feijão? Feijão por cima do arroz? Um ao lado do outro?

E suas preferências literárias? Gosta de literatura fantástica? Realista? Biografias? Distopias?

E como se sente em relação a crônicas, textos literários geralmente curtos sobre assuntos do cotidiano? As crônicas costumam ser publicadas nos jornais e a recomendação de hoje foi publicada na plataforma Conte Histórias.

Leia agora As armadilhas do feijão carioca aqui.

A plataforma Conte Histórias publica artigos, contos, resenhas, entrevistas e crônicas, tendo diversos redatores. Você pode conhecer a plataforma aqui e saber mais sobre a equipe por trás dos textos aqui.

. . .

,,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *