Nos Caminhos da Educação, cordel digitalizado de Moreira de Acopiara

Você já leu algum cordel?

Estamos acostumados a ler livros impressos ou digitais sobre poesias, romances, ficção científica e todos esses que circulam no nosso meio e que já se tornaram comuns. Mas será que já lemos algum cordel?

O cordel é uma forma de manifestação literária da cultura popular brasileira, mais comum no Nordeste. É conhecido por ser apresentado em “folhetos” com capas de xilogravuras que ficam pendurados em barbantes ou cordas. Também tornou-se conhecido por sua linguagem informal e por seu tom de ironia e humor. Além disso, as literaturas de cordel são responsáveis por informarem, divertirem e trazerem alguma reflexão. No caso do cordel “Nos Caminhos da Educação” , Moreira de Acopiara escreve sobre a importância do cordel durante o processo de alfabetização e evidencia a importância de falar sobre a educação.

“Como disse Paulo Freire,

Um homem muito sabido:

Educação e cultura

Dão à vida mais sentido!

E educar é libertar

De uma vez o oprimido”, trecho do cordel citado acima.

Mais que isso, o autor nos convida a refletir sobre a desigualdade social do Brasil e como isso afeta no acesso à educação, trazendo para o cordel uma responsabilidade ainda maior, visto que aborda aspectos da realidade brasileira.

Por isso, torna-se essencial conhecer esse tipo de literatura, não só para refletir, mas também para resgatar a tradição cultural nordestina. Pensando nisso, foi criada a ,Academia Brasileira de Literatura de Cordel, uma entidade literária que tem como objetivo preservar a literatura de cordel e reunir a comunidade de cordelistas para revitalizar a produção desses folhetos. Para tornar acessível a leitura desses textos, a Academia disponibilizou uma lista com diversos cordéis digitalizados que podem ser acessados de forma online e gratuita ,aqui.

. . .

,,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *