A Cartomante, de Machado de Assis

Machado de Assis foi escritor, jornalista, cronista, romancista, poeta e contista. Nasceu em 1839, no Rio de Janeiro e se tornou o maior...

Machado de Assis foi escritor, jornalista, cronista, romancista, poeta e contista. Nasceu em 1839, no Rio de Janeiro e se tornou o maior escritor brasileiro, além de ser reconhecido internacionalmente. Escreveu romances como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro“ e “Ressurreição”, além de diversos contos, poemas e crônicas. Seus textos possuem um estilo próprio: seus personagens são complexos, as histórias propõem sempre uma reflexão para o leitor e seus escritos, normalmente, criticam a sociedade com um tom humorístico.

Em “A Cartomante”, Machado retrata a história de um triângulo amoroso formado por Vilela, Camilo e Rita. O autor aborda assuntos como a hipocrisia da sociedade, as crenças, o papel da cartomante e a traição. A história se desenvolve de forma cômica e reflexiva e termina com um final ainda mais interessante que permite o leitor refletir sobre o que aconteceu e como aconteceu.

Leia “A Cartomante“ aqui.

O conto citado acima foi publicado em “Várias Histórias”, em 1886, onde o autor reúne diversos contos selecionados. Esses textos foram disponibilizados pela parceria entre o Portal Domínio Público (biblioteca digital do MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto criado tem o objeto de homenagear Machado de Assis através da divulgação de suas obras de forma online e gratuita para que qualquer usuário possa lê-las. Assim, o site disponibiliza uma biografia completa do autor, além das obras machadianas. Entre elas, o leitor pode selecionar romances, contos, poesias, crônicas, teatros, críticas, traduções e miscelâneas do autor. Todas as obras são online e contam com a qualidade e edição confiável gratuita. Para saber mais, acesse ,aqui.

. . .

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *