RECOMENDAÇÃO: “O Fazendeiro do Ar”, documentário sobre Carlos Drummond de Andrade.

Um pequeno vislumbre da figura imponente de Carlos Drummond de Andrade - o maior poeta brasileiro do século XX.

Presente no DVD “Encontro Marcado com o cinema de Fernando Sabino e David Neves”, o documentário curta-metragem “O Fazendeiro do Ar” – de 1972, dirigido por Sabino e Neves – nos oferece um pequeno vislumbre da figura imponente de Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987), por muitos considerado o maior poeta brasileiro do século XX.

O documentário é inteiramente conduzido pela narração do próprio Drummond. Com o discurso de um entrevistado, o poeta comenta diversos aspectos de sua vida e obra.

Inicia o vídeo um relato sobre o tema mais caro a um poeta: sua relação com a palavra. Drummond nos conta sobre sua paixão, ainda na infância, pelo aspecto gráfico das palavras, antes mesmo de conseguir decifrar o significado delas. Também nos fala sobre a base de sua formação literária: os 24 volumes da “Biblioteca Internacional de Obras Célebres”. Aí o leitor iniciante teve contato com um pouco de tudo, fazendo, como ele mesmo diz, “uma salada” em seu espírito.

Temos contato também com a visão de Drummond sobre o mito que se criou sobre o estado de Minas Gerais, fazendo com que se enxergue Minas “quase como um outro país”. E, também, o ouvimos falar sobre sua própria paixão por Minas, “pátria imaginária” com a qual ele tem uma “relação umbilical”.

E muito mais nos é mostrado: a relação do poeta com sua família; sua educação; a posição de sua família na pequena Itabira, cidade mineira em que Drummond foi criado; sua relação com religião; a experiência de ser um mineiro morando no Rio de Janeiro… dentre outros assuntos – muito reveladores sobre a vida, obra e mentalidade de Carlos Drummond de Andrade.

Esse curta-metragem é valiosíssimo a qualquer um que se interesse por poesia, cultura brasileira, ou que simplesmente queira ouvir uma boa história – narrada por um ótimo proseador.

O documentário está disponível no Youtube.

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *