Matérias para ingressantes – Estudos Literários

Conheça um pouco mais sobre as matérias que serão oferecidas no primeiro semestre de 2021!

No post anterior apresentamos as matérias que serão oferecidas no primeiro semestre de 2021 e que serão voltadas, principalmente, para alunos ingressantes. Porém, naquele post as matérias faziam parte da grade do curso de Letras. Já no post de hoje, daremos destaque para as matérias do curso de Estudos Literários, o qual é oferecido pelo IEL (Instituto de Estudos da Linguagem).

Matérias oferecidas no primeiro semestre de 2021 – Estudos Literários

A primeira disciplina é a TL 108 – Introdução à Literatura e Cultura Brasileira. Essa matéria procura discutir a questão da cultura brasileira, dos estereótipos e da brasilidade através de obras literárias e cinematográficas. A disciplina tem o objetivo de fornecer base para que os alunos possam refletir e questionar sobre a identidade brasileira e as obras lidas. Para aqueles que se interessarem por essa área, poderão se tornar pesquisadores, críticos literários ou até professores de literatura.

A disciplina apresenta 4 créditos e é oferecida no diurno, visto que o curso de Estudos Literários só é oferecido na modalidade diurna.

Outra matéria oferecida é a TL 109 A – Introdução aos Estudos Literários. Ela tem o objetivo de introduzir conceitos básicos como ficção, mímesis, narração, historiografia, gênero literário, autoria e cânone. Esses conceitos são abordados a partir da leitura de textos teóricos, críticos e da história literária, além de prosa e poesia. Por ser uma disciplina introdutória, é essencial que os alunos se matriculem. Ela conta com 4 créditos e é oferecida no período diurno.

A TL 118 B – Textos em Teoria, Crítica e Hist. Literária I também é oferecida. A matéria procura refletir sobre literatura, história e geografia e a relação com a análise literária pós-colonial. A disciplina tem como objetivo introduzir esses conceitos para que os alunos possam discutir sobre a crítica literária pós-colonial.

Essa TL possui 2 créditos e é oferecida no diurno. É recomendado que se curse essa matéria junto com a TL 222 (será apresentada posteriormente).

No primeiro semestre há a TL 155 A, também conhecida como Tópicos em Literatura Clássica I. A disciplina tem o objetivo de apresentar um panorama geral sobre a cultura clássica, estudando o gênero dramático, sua origem e permanência na filosofia. Ou seja, a partir disso, os alunos têm contato com temas, obras e autores greco-latinos como Édipo Rei, de Sófocles, A República, de Platão, e Poética, de Aristóteles.

A matéria conta com 4 créditos e é oferecida no período diurno.

A última disciplina oferecida nesse período é TL 222 B – Pesquisa XII: Historiografia Literária I. Como já foi dito, ela deve ser cursada juntamente com a TL 118 B. Por isso, os estudantes, a partir das leituras feitas na TL 118, devem desenvolver pesquisas bibliográficas relacionadas aos conceitos de cânone, literatura nacional, literatura mundial, etc, ou seja, devem desenvolver pesquisas em historiografia literária.

O curso conta com 2 créditos e é oferecido no diurno.

Vale lembrar que a ementa e os objetivos de cada disciplina estão disponíveis no site do IEL, assim, vocês, ingressantes, podem se organizar melhor. Além disso, outras informações necessárias estão disponíveis no site da DAC. Esperamos que esse post tenha ajudado e desejamos um ótimo semestre a todos!

. . .

Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *