“As Três Experiências”, uma crônica de Clarice Lispector.

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca".

Clarice Lispector (1920 – 1977) é uma das maiores escritoras da literatura brasileira. Contista, romancista e cronista, Clarice produziu uma vasta obra literária que mantém imensa relevância até hoje.

“Nasci para amar os outros, nasci para escrever e nasci para criar meus filhos”. Apesar de sua genialidade artística, Clarice sempre colocou a sua atividade literária em “segundo plano”, chegando mesmo a dizer – em sua famosa entrevista à TV Cultura – que era “amadora” em literatura. Para a autora, seus filhos e a criação deles era o que de mais importante havia em sua vida. “Como mãe eu sou muito mais importante do que como escritora”, disse a autora em outra ocasião.

No texto de hoje, Clarice tece uma longa reflexão sobre suas três funções no mundo – amar, escrever e criar seus filhos -, compondo um texto lírico, intimista e muito revelador da personalidade da artista e sua relação “real” com a vida (em oposição as visões de mundo, várias, que emergem de sua obra literária).

A crônica pode ser lida aqui. Ela foi disponibilizada pelo Portal da Crônica Brasileira, espaço nascido do “desejo de revigorar páginas que chegavam aos leitores em periódicos diversos, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, quando a crônica teve a sua fase mais prodigiosa”. Mais informações sobre o portal podem ser lidas aqui.

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *